Reclamação
Mudam trajetos de ônibus
A que tem recebido o maior número de críticas é a da Balsa-Centro, que ia até a Cohabpel e agora vai apenas até o Centro
Desde o penúltimo dia de janeiro passaram a valer mudanças nos itinerários de linhas do transporte coletivo urbano da antiga empresa Santa Rosa, hoje absorvida pelo Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP). A mais polêmica é a Balsa-Centro (6191), que antes ia até a Cohabpel e agora vai apenas até o Centro, tendo como terminal o Mercado Central de Pelotas, pela rua Andrade Neves. Os usuários reclamam da redução do trajeto e da utilização de dois ônibus para ir além.
A reportagem do Diário Popular acompanhou uma das viagens dessa linha e comprovou as reclamações que já haviam chegado à Redação do Jornal. Dentro do coletivo o assunto foi um só: a mudança, que encurtou o itinerário. Nas paradas, as indagações ao motorista e ao cobrador sobre o trajeto. A maioria nem embarcava. A educadora social Marina Pereira, 29, mora na Balsa e trabalha na Cohab II. Antes da alteração descia na Marechal Deodoro com Marechal Floriano, onde pegava a linha Benjamin. Agora desce no mesmo ponto, porém tem de caminhar até o Mercado. Mas a preocupação não é com ela própria e sim com o filho de dez anos, que matriculou no colégio Pedro Osório.
A escola fica situada na rua General Osório, entre Voluntários da Pátria e Doutor Cassiano, e o menino terá de vir sozinho da Balsa para a aula. Pelo trajeto antigo do ônibus ele desceria na parada do supermercado Nacional enquanto duram as obras na quadra da Voluntários, onde desceria depois. “Estou repensando. Agora se tornou inviável ele ir”, destaca.
Marina considera que o ônibus da Balsa poderia ir até a avenida Bento Gonçalves pelo menos. Em sua opinião, a linha do bairro deixou de ser atendida. A servente Marisa Claudete de Paula, 58, compartilha do mesmo pensamento: está ruim para quem estuda no Pedro Osório e no Instituto de Educação Assis Brasil. “Pegar o Navegantes fica longe. Tem que sair mais cedo e pegar dois ônibus”, fala.
O estudante Guilherme Felipe Pires, 28, mora na Cohabpel e tem aula no Porto. Também está na mesma situação de Marina, pois passou a ter de usar dois ônibus. Mas o que mais o deixou indignado é que o da Balsa tem menos horários.
Na terça mesmo chegou atrasado na aula das 14h. Eram 14h53min quando desceu do coletivo. “Fiquei esperando quase meia hora na parada”, disse.
Reorganização do serviço
Desde a licitação e a formação do consórcio a prefeitura tem autonomia para cobrar ou fazer alterações que beneficiem a comunidade. O redesenho dos traçados foi feito pensando nos usuários, afirma nota da assessoria de comunicação, ao acrescentar que teve redução de tempo entre os horários dos ônibus e a garantia de viagens mais rápidas e ágeis, para diminuir o tempo de espera durante o trajeto.
As novas linhas ficaram divididas em Balsa-Centro (6191), Anglo-Cohabpel (6491), Navegantes (6291) e Rodoviária (6391). O período é de adaptação e, conforme o diretor de Transportes, Paulo Osório, as linhas foram redistribuídas para melhor atender os usuários. A Benjamin-Cohabpel foi desmembrada em duas, uma atende agora Balsa e Ceval e a outra Anglo, Centro e Cohabpel.
A ideia é tornar as viagens mais rápidas. Os da Balsa só deixavam a região depois de dez minutos dentro dos ônibus e com a mudança se deslocam mais rapidamente, explica Osório. “A reorganização dessas linhas visa prestar um serviço mais adequado”, completa.
Racionalização do sistema
A racionalização do sistema já é uma realidade em muitas cidades que, inclusive, cogitam suprimir a figura do cobrador. Aqui não é o caso, fala o secretário executivo do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), Enoc Guimarães. Mas, segundo ele, é preciso otimizar e apenas três reclamações chegaram ao CTCP, entre e-mail e 0800, um número considerado muito baixo.
“Existe um público que quer a Balsa até a Cohabpel, mas é pequeno perto dos que estão sendo beneficiados simultaneamente”, comenta. O objetivo é deixar as pessoas mais rapidamente em seus destinos e isso passou a acontecer. Observa ainda que o transporte é coletivo e deve procurar beneficiar o maior número de usuários possível.
Lembra que pessoas com mais de 60 anos não pagam e que o único inconveniente é ter de pegarem dois ônibus, se for o caso. Há também a integração tarifária.
Como ficaram as linhas
-Anglo-Cohabpel: integra as universidades Federal e Católica, passando pelos prédios das duas instituições.
-Rodoviária: passa em novos trechos, como na Cohabpel.
-Navegantes: houve a fusão das linhas Navegantes-Cohabpel e Navegantes-Assis Brasil. Agora, todas as viagens passam no Instituto de Educação Assis Brasil e a linha se transformou em circular na zona central.
-Balsa-Centro: sai da Balsa, passa pelo Ceval, Porto e vai até o Mercado Central.
Audiência pública
O vereador Marcus Cunha (PDT) vai propor nesta quarta-feira (8), na Câmara de Vereadores, a realização de audiência pública para discutir as mudanças nessas linhas. De acordo com o parlamentar, ele recebeu uma série de reclamações, inclusive em rede social, e pretende abrir espaço para o debate. A ideia é convidar o secretário de Transportes e Trânsito, Flávio Al Alam, e um representante do Consórcio. A data será divulgada nos próximos dias, assim como o horário, que será definindo junto com a população.
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